quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A DEMOCRATIZAÇÃO ELETRÔNICA E A CONTRIBUIÇÃO DO CIBERESPAÇO

INTRODUÇÃO:

Serão abordadas as questões sobre a questão da democratização eletrônica, o que pensa o filósofo francês Pierre Lévy. Sobre essa temática de modernização e um grande espaço de comunicação aliada à globalização, serão apresentadas as vantagens e as desvantagens que este meio trouxe a sociedade como processo de conhecimento de política e outros assuntos pertinentes à discussão do cidadão que antes não tinha muitas fontes de informação e não podia formar uma opinião critica sobre determinado assunto por falta de embasamento teórico.

A DEMOCRACIA ELETRÔNICA E O MEIO SOCIAL

Com a chegada desse meio de informação e comunicação que a população em geral passa interagir com os acontecimentos que afetam suas vidas e com isso se tornam mais criticas, questionando o que esta certo e o que esta errado, lutando pelos seus direitos, tomando decisões em conjunto em prol de uma vida melhor a todos, mas que também comessem a avaliar as ações para que se possa melhorar a qualidade de vida e para que o dinheiro público seja bem investido e também conseguir que as pessoas prestem atenção e tenham uma visão crítica na hora de dar o seu voto, que votem com consciência como um autentico cidadão.
Nós enquanto população temos que aprender avaliar em quem vamos depositar nossos sonhos, dinheiro etc. É por isso que temos que avaliar as propostas dos candidatos mas também o seu passado como foi as suas administrações anteriores através de varias fontes de comunicações que hoje a população tem acesso para investigar a vida pública dos políticos, a sociedade já não agüenta mais estes representantes do povo corruptos que só vêem o beneficio próprio.
Pierre Levy espera que todos esses meios de comunicação que temos hoje sejam utilizados para o aprendizado e o conhecimento, para que a sociedade se una em busca do mesmo objetivo, melhorar o mundo em que vivemos e que as pessoas se tornem mais críticas, se questionam que acordemos para o mundo real como alguém com idéias inovadoras e capaz de mudar o mundo.

Com o passar do tempo o homem encontrou novos meios para a comunicação entre si, mas foi no século XIX que o homem começou a criar novos meios ou seja aparelhos para diminuir o espaço e o tempo para haver as trocas de informações. O desenvolvimento do setor industrial acelerou este processo, pois era preciso quebrar esta barreira de tempo para agilizar o crescimento das novas potências industriais, que precisavam de respostas mais rápidas para resolver os diversos tipos de situações que surgiam. Já em meados do século XX houve um grande avanço na evolução dos meios de comunicação, com isso a sociedade pode usufruir das noticias que aconteciam e seu país e em todo mundo, mas ainda era limitado o acesso da maioria da população mundial, somente quem tinha mais poder econômico que poderia estar bem informado do que acontecia pelo mundo, pois o custo destas novas tecnologia ainda eram muito caro.
Até então a população tinha uma ótima arma para exercer e divulgar a democracia o direito de igualdade a todos através dos meios de comunicação, mas havia também muita pressão do governo em conter as manifestações populares podando o direito de liberdade de expressão no período do regime militar, mas isso não foi o suficiente para conter todas as ações dos movimentos sociais que estava em busca da democracia e dos direitos da sociedade.
O governo e as elites utilizavam e utilizam até os dias atuais diversos tipos de mídia para manipular a opinião publica e controlar a maioria da população pobre que marginalizada e dependente não tem autonomia nos processos de tomada de decisão. Nas últimas décadas, observamos diversas formas da mobilização popular que têm mudado a conduta e os rumos da política em alguns países da América latina.
Todos sabemos que com a modernização ficou mais fácil para o cidadão estar informado de tudo que se passa por varias fontes de informação e assim conseguir formular uma opinião própria sobre o respectivo assunto, pois o acesso ao sistemas de comunicação de massa é fácil e relativamente barato como a internet, combinaram-se com maiores níveis de alfabetização e maior grau de liberdade política durante o processo de democratização. Isso ocorreu simultaneamente à disseminação ampla de idéias de democracia de base, participação popular, fortalecimento de políticas públicas pela reivindicação de movimentos populares.
 Há uma crença cada vez maior de que deve existir igualdade econômica e de que os sistemas contra tal igualdade necessitam de mudanças. Diferentemente dos movimentos radicais revolucionários das últimas décadas, esses novos movimentos sociais não advogam a reestruturação radical do Estado através de uma violenta revolução. Seu foco primário é trabalhar com o sistema político existente, pressionando-o em seus limites para conseguirem as mudanças e reestruturações necessárias.

CONCLUSÃO:

As melhorias que ocorreram com a modernização dos meios de comunicação são indiscutíveis foram vários os pontos positivos para com a sociedade, houve uma participação maior da comunidade quanto ao requerer e exercer seus direitos como cidadão, muitos problemas demoravam anos para ser resolvidos, com a imprensa cobrando os nossos representantes políticos e incentivando os cidadãos a requerer seus direitos ficou mais fácil e menos distante ao cidadão comum ter esses benefícios mais rapidamente.
Os cidadãos sob esses meios de comunicação de massa convencionais ficou também mais expostos a publicidade, ou seja ele entrou também em um mundo globalizado tornando-se também mais vulnerável aos problemas sócias que este mundo novo trouxe como: a manipulação de massa tornando as pessoas alienadas a alguns ideais exposto por esta nova mídia seja ela política ou não.
O ciberespaço entra aí como um ambiente comunicacional central na formação de uma mídia alternativa amplamente acessível. Um ambiente em que os indivíduos atingidos pelo processo de midiatização previsto, vêem-se sob a possibilidade de chegar mais próximo da forma própria do discurso da organização para daí, então, construir uma percepção crítica mais elaborada e, dessa forma, mais capacitada de expor suas idéias e definir o que é melhor para o bem de todos.

Um comentário: