quarta-feira, 6 de julho de 2011

ECONOMIA POLÍTICA

INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo relatar considerações sobre a teoria Neoliberalismo e a sua influência no Brasil e no mundo. De acordo com os princípios do Neoliberalismo, o disciplinamento econômico (estabilidade financeira) é fundamental, o principal agente controlador dessa disciplina seria o Estado. Mas recentemente o neoliberalismo surgiu pela a primeira vez, em 1947, com o encontro entre um grupo de intelectuais conservadores em Monte Pélir, na Suíça, onde formaram uma sociedade de ativistas para combater as politicas do Estado de Bem-estar social.
O neoliberalismo com base nas ideias Kesyanas, por consequências alarmantes ao grande poder estatal e taxas crescentes de inflação abriram espaço para a volta dos políticos liberais o neoliberalismo.

O NEOLIBERALISMO E A SUA  INFLUÊCIA NO BRASIL  E  NO MUNDO

  Para os neoliberais os homens não nascem iguais  e jamais  chegar a igualdade, pois eles acreditam que a sociedade igualitaria estaria ferindo a ordem natural dos acontecimentos, os neoliberais não acreditam que seja possivel  sanar todas as desigualdades existentes no mundo , a filosofia  deles e de por mais que se consiga erradicar a desigualdade social no mundo elas sempre  ressurgiriam e também que se todos fomos iguais  ocorreria uma estagnação  mundo não teria nenhum tipo de   evolução e crescimento porque se todos fossem iguais  ninguem teria  que lutar pelo crescimento.
  Já no Brasil  o neoliberalismo defende  uma participação limitada do estado ou ‘’estado menor’’. O neoliberalismo não aceita o corporativismo liga o estado e os grupos mais poderosos da sociedade que estão sempre tentando influeciar os governos para poder tirar vantagens.
  Com o passar do tempo houve uma abertura maior das ações do neoliberalismo no Brasil, pois o governo passou a participar mais das atividades econômicas do país, igualando ao neoliberalismo americano e britânico e não mais do conservadorismo adotado em tempos anteriores, pois era preciso o estado intervir mais, criando politicas que dê uma maior estabilidade ao país, pois assim era melhor para conseguir superar as crises mundiais como por exem plo a de 1930, onde que já naquele momento ficou evidente a idéia de que deveria haver a intervenção do estado na economia para amenizar os efeitos sociais da crise econômica.   .
    Já em um segundo momento que coincide com a crise  da década de 70, pode-se observar que muitos países adotaram posturas diferentes na participação econômica, com uma visão voltada ao bem-estar social, o progresso econômico e a geração de empregaos promovendo mudanças nas relações de trabalho e de produção das economias nacionais.   
                                             Não se trata mais, portanto, da  ideologia como falsa  consciência que marcou a natureza do liberalismo como verdadeira doutrina social em sua primeira fase. O  que percebemos agora  é o tom característico  do sermão religioso, do discurso dogmatico que exige rendição incondicional. Muito mais incisivo, por isso, do que o  liberalismo original,  o neoliberalismo demonstra uma capacidade insuspeitada de ocupar todos os espaços, de não dar lugar ao dissenso.Confirmando sua natureza  de puro  receituário  econômico destinado arecolocar o mercado no lugar  que de direito lhe pertence, essa característica  onipresente  do neliberalismo tem levado, no limite, a transformar o processo politicamente moderno  de nossas sociedades em meros rituais vazios, sem nenhuma importância, processos que em nada modificam o curso inexorável da marcha econômica.(PAULANI, 1999, P.8-9 apud ARBEX, 2009, p.138).

O neoliberalismo é resultado do encontro de duas correntes do pensamento econômico. A primeira vem da escola austríaca, aparecida nos finais do século XIX tendo a frente Leopold Von Wiese e que teve prosseguimento com austríaca fez sua carreira em Londres. Heyek se apôs tanto á política Keynesiana (por seu intervencionismo) como ao estado de Bem - estar social (pelo seu assistencialismo) idealizado primeiro na Inglaterra em 1942. A outra vertente é formada pela chamada escola de Chicago, tendo Milton Friedman como seu expoente. Friedman foi o principal crítico da política do New Deal do presidente F.D. Roosevelt (1933-45) devido sua tolerância com os sindicatos e a defesa do intervencionismo estatal.
O neoliberalismo com base nas idéias Keysianas; por conseqüência alarmante acelerado ao grande poder estatal e taxas crescentes de inflação abriram-se espaço para a volta dos políticos liberais, “O neoliberalismo”. Que veio para favorecer uma redução do estado na espera economia, visto que tal doutrina formava um conjunto de princípios que serviriam de base a um sistema econômico, filosófico cientifico...
O neoliberalismo surgiu defendendo a propriedade privada e a iniciativa individual, porém com a presença do Estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências de mercado. De acordo com seus princípios, disciplina mento econômico (estabilidade financeira) é fundamental para possuir uma economia estável.
O neoliberalismo trazia em sua essência alguns princípios básico tais como: Filosofia, exclusão e pobreza, ricos, crise, inflação, estado, mercado, socialismo, regime político e teórico.
Ema sua doutrina filosófica, pregaria que os homens não nascem iguais, nem tendem a igualdade, pois é de tal clareza que no meio social não somos diferentes, mas também ninguém é igual a ninguém. E que tornar igual os desiguais e contraproducentes e conduz á estagnação segundo W.Blake. “A mesma lei para o leão e para o boi é opressão”. Entende-se que a inflação vigente no país é insensata para as diferentes classes sociais.
A exclusão e pobreza é um cenário em que a sociedade teatriza em todas as instâncias a luta pela sobrevivência; É de fundamental clareza a expressão “chora menos quem pode mais”. Os ricos subsigam como parte dinâmica da sociedade, por esparramar seu capital a sociedade interna possível para não lhes ceifar os lucros, ou inicia-los em seus projetos.
A crise econômica é atribuída ao resultado das demandas excessivas feitas pelos sindicatos operários que pressionam o Estado, que mantém a unidade econômica assistencial. Como resultado do descontrole da moeda, a inflação por sua vez, ocorre devido ao aumento constante das demandas sociais, que não são compensados pela produção geral da sociedade. O qual se vê na necessidade de somar essa deficiência na moeda.
Ao Estado, cabe surgir as políticas restritivas á expansão das iniciativas. Incriavelmente paternalista tenta demagogicamente relacionar os problemas de desigualdade e da pobreza por meio de uma política tributária e fiscal que termina apenas por provocar nas inflações e desgaste orçamentário.
Nas políticas sociais ouve-se o termo, cidadãos ou cidadania, na qual sua definição atribuiu ao indivíduo no gozo dos direitos civis e político de um Estado. Que em uma política medíocre volta-se para a política de um povo, não para o povo. E assim seguimos como escravos de nós mesmos.
Numa visão crítica, o mercado para o neoliberalismo é quem
Tudo regula, faz os preços subirem ou baixarem, estimula a produção, elimina o incompetente e premia o sagaz e onisciente é onipresente. Mercado: associação de países visando estabelecimento de políticos comercial comum enquanto aos demais países. Seu poder é ilimitado e qualquer tentativa de controlá-lo é um crime de heresia, na medida em que é ele que fixa as suas próprias leis e o rítimo em que elas devem seguir.
Socialismo, sistema política completamente avessa aos princípios da iniciativa privada e da propriedade privada, Demagogo, injusto, que tende tornar igual o homem da natureza desigual.
No regime político, o neoliberalismo afirma-se com qualquer regime que assegura os direitos da propriedade privada. Sua associação com regime autoritários e tática e justificada dentro de uma situação de emergência.
O regime político ideal é o que consegue neutralizar os sindicatos e diminuir a carga fiscal sobre os lucros e fortunas ao mesmo tempo em que desregula o Maximo possível à economia.
Não sabemos quais serão os próximos movimentos da economia, mas devemos entender que a atividade econômica é dinâmica e altera-se ao longo do tempo o qual tende a seguir as doutrinas do neoliberalismo.

CONCLUSÃO:
De um modo geral, nós minuciosamente conseguimos constatar e diagnosticar que realmente significa o termo neoliberalismo, pois surgiu defendendo a propriedade privada e a iniciativa individual, porém coma presença do Estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências de mercado. 
                          Com tudo segundo Moraes o neoliberalismo é uma corrente de pensamento e uma ideologia, isto é, uma forma de ver e julgar o mundo social e um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos, edita publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário