domingo, 25 de setembro de 2011

Questão Social

01 - Introdução:

            Este trabalho tem como objetivo, reafirmar a compreensão acerca dos conceitos e questão social, buscando a construção de um profissional crítico e comprometido. Atualmente falamos muito em globalização e sistema capitalista, neoliberalismo, porém, se observarmos o constante crescimento da economia, veremos que este avanço não contribui para amenizar ou eliminar as desigualdades sociais presentes na sociedade.
            Vamos apresentar também, uma pequena entrevista com a opinião da sociedade que abrange o tema questão social, ou seja, o que a sociedade entende por questão social. Em relação aos problemas sociais no Brasil, podemos obter algumas informações que serão apresentadas apartir de uma pequena análise de reportagem que fala sobre a realidade brasileira, acerca das questões sociais e suas expressões na sociedade atual.

ATIVIDADE 01-

02 – Entrevista 01:

Nome: Jaime Roberto da Matta
Grau de Parentesco: Amigo
Idade: 26 anos
Profissão: Conselheiro Tutelar

Questões:

01) O que você entende por “questão social”?
R: Questão social é quando á um desequilíbrio na qualidade de vida de uma ou mais pessoas, onde as mesmas não possuem recursos para que acabe com esse desequilíbrio e necessitam de ajuda dos programas de assistência social.
02) Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles?  Dê alguns exemplos.
R: A política, a corrupção de pessoas eleitas que ocupam cargos importantes de interesses públicos e não corresponde as espectativas dos eleitores, são os principais motivos de termos hoje tantos  problemas sociais.
Ex: desvio de verbas públicas, empresas fantasmas, a promoção de familiares incapacitados a cargos públicos e outros.
03) O que gera tanta desigualdade no país?
R: A má destribuição de renda, onde a maior parte das riquesas nacionais pertencem a uma minoria de pessoas, a má qualidade da educação no país e em especial a defasada administração pública que temos no Brasil.

03 – Entrevista 02:

Nome: João Carlos Rosa
Grau de Parentesco: Sobrinho
Idade: 20 anos
Profissão: Estudante

Questões:

01) O que você entende por “questão social”?
R: Questão social, viabiliza em primeiro lugar o comportamento humano, observando o desenvolvimento, formação e convivência do indivíduo perante a sua espiritualidade, sua estrutura familiar e a sociedade num todo.
02) Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles? Dê alguns exemplos.
R: A alfabetização. A falta de conhecimento e informação das pessoas que geram comportamentos anti-éticos diante dos olhos da sociedade.
Ex: o desemprego, a miséria, a violência entre outros.
03) O que gera tanta desigualdade no país?
R: A má destribuição de renda, dinheiro que só se desenvolve em mãos de grandes empresários e comerciantes. A falta de investimento em programas e projetos sociais em prol da população carente. Enfim, a horrível administração pública que temos em nosso país, onde só se ve falar em corrupção, desvio de verbas públicas, etc... Nossos governantes precisa pensar um pouco mais na sociedade e retribuir com trabalho e competência o voto de confiança de cada um de nós.

 04 – Análise das entrevistas:

    A abordagem do tema questões e problemas sociais junto a desigualdade no país, leva as pessoas a fazerem críticas tanto construtivas quanto destrutivas em relação a transformação interna do materialismo em especial da política de nosso pais. A busca por respostas para os problemas sociais que afetam a sociedade, gera muitos conflitos políticos e administrativos, alguns quase que irredutíveis em suas origens. Com isso começa a aparecer, algumas negligências humanas, erros que causam a difícil convivência de pessoas em grupo.
    As preocupações em agir com o benefício da população carente, muitas vezes não é vista com seriedade por muitos, fazendo assim a revolta daqueles que lutam por oportunidades melhores para essas pessoas. A falta de informação também é um fator que gera essa precária instabilidade familiar colocando em risco a vida humana, tais como saúde, segurança pública e leva o cidadão a ter uma vida miserável, transformando assim em  questão social.
    Com base na miséria existente em nosso país, não é difícil ampliar nosso ponto de vista, diante de tantos comportamentos de violência na sociedade, bem como, pessoas que roubam ou furtam para se alimentarem, algumas por necessidade outras por atos desesperados.
    Em relação a saúde pública, o país encontra-se em situação desesperadora, é falta de medicamentos nos hospitais, funcionários mal remunerados que prestam serviço insatisfeitos provocando então o não rendimento do trabalho, levando as pessoas da nossa sociedade a motivos de revolta. A política também integra nesse time com maior participação no baixo crescimento e desenvolviemnto do país.
   O poder sócio-ecomômico, financeiro e capitalista exercido pela política seja ela pública ou de origem privada, tem um peso grandioso no destino que o Brasil irá seguir. O desemprego é outro aliado que contribui para o desequilíbrio sustentável. Com a falta de emprego fica muito difícil superar a fome e chagar ao mercado de trabalho. A falta de formação educacional e profissional também dificulta a vida dos desempregados.  Existem muitos outros fatores que interferem na desigualdade social, porém, quase todos assimildados ou até mesmo inseridos  na política do nosso país.
05-
    O surgimento da questão social está em um contexto histórico, ligado a uma relação mas especificamente trabalhista. Relações contraditórias, desiguais e que geram mudanças na realidade social da época onde estava inserida. A questão social expressa no empobrecimento do trabalhador tem suas bases reais na economia capitalista. Ao aprofundarmos nosso conhecimento e reflexão sobre questão social e suas expressões e manifestações tal como, fome, o desemprego, a doença, a violência entre outros. Vemos que esta é o eixo que deu origem ao nascimento da profissão de serviço social. Toda profissão surge de uma necessidade social, algo que necessita ser sanado a vida do ser humano.
  Vários indivíduos na situação de não emprego aceitam este fato como situação passageira, outros acabam por se acomodar com a previdência de auxílio por parte de instituições públicas e organizações governamentais, alguns ainda não aceitam esta situação, a têm como degradante e vergonhosa. Seja qual for  o caso, todos de uma forma ou outra se tornam demanda em potencial para o serviço social. Compreender a questão social como expressão das desigualdades sociais do modo de produção capitalista é uma clara inflexão nos fundamentos do debate instaurado pelas ciências sociais. Este toma, como argumento central para a abordagem da questão social, as mudanças nas formas de solidariedade ou coesão social, donde desaparecem as conexões mais essenciais da constituição desses valores como complexos historicamente determinados da sociabilidade.
   Não podemos esquecer que o sistema capitalista, com seus crescentes conflitos de classes, gerou, o agravamento das desigualdades sociais, o que  trouxe á tona a discussão acerca da questão social. Isso se deu apartir dos problemas dos trabalhadores, a crescente miséria, insatisfação com as condições sociais, as lutas por melhorias urbanas. Vale ressaltar que a questão social está inserida automaticamente na vida humana, e não podemos fechar os olhos diante desta realidade na nossa sociedade. Ter um olhar diferenciado para tornarmos excelentes profissionais na nossa área de trabalho e enfrentarmos de frente a questão social do nosso país, procurando encontrar soluções para este tão difícil problema social.    
  
06-                                                      

ATIVIDADE 02-


Poluição:

Com o desenvolvimento encontramos muitos problemas que afetaram o meio ambiente como a poluição atmosférica, visual, sonora, rios, matas e outros. O acumulo de lixo em bueiros ou próximos a rios e lagos é visível e vem causando enchentes nas vias urbanas e até mesmo em rodovias.
Atualmente esta havendo um grande crescimento econômico, industrial e urbano nos países emergências e com isso cresce também a emissão de poluentes na atmosfera, pois com a economia forte ficou mais fácil para as pessoas que antes tinha um poder aquisitivo menor comprar aquilo lhe de um bem estar de vida melhor consumindo mais e consecutivamente poluindo mais também gerando uma grande quantidade de lixo que são jogados em locais que prejudicam mais a saúde do ser humano como nos rios, terrenos baldios, nas ruas, tubulações e outros lugares, e quando acontece uma enchente o lixo fica espalhado nas grandes cidades gerando o surgimento de pragas e doenças infecto-contagiosas. A poluição ataca principalmente as pessoas mais frágeis como: crianças, idosos e doentes com problemas pulmonares e cardíacos, que podem até morrer em conseqüência de doenças agravadas pela poluição.
 Hoje em dia já não é mais difícil uma pessoas possuir um veículo automotor existem muitas linhas de créditos que beneficiam desde a classe mais baixa a mais alta, hoje a quantidade de veículos aumentou e muito em todo país estamos vivendo um caos no trânsito com a falta de uma engenharia melhor, fiscalização maior pelo órgão executivo federal, com isso a uma emissão maior de gases poluentes ou partículas sólidas na atmosfera causando degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substancias poluentes fazendo com que aconteça o efeito estufa, alterações climáticas, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias.
Aqui no Brasil temos como grandes fontes poluidoras do meio ambiente as indústrias de produção de energia elétrica, as refinarias, siderurgias, fabricas, cimenteiras e indústrias químicas, não podemos deixar de citar também as queimas de resíduos urbanos, os fogos florestais e agrícolas que é feito na maioria das vezes de forma clandestina ou não planejada que contribuem e muito para este problema da poluição que vem sendo tratado por vários paises através de convenções, encontros e tratados que visam diminuir esta problemática.
Com o passar do tempo são implantados novos dispositivos de controle de poluentes seja nas indústrias, fabricas, usinas e grandes montadoras de veículos automotores, todos devem se adequar aos novos padrões e exigências que são cobradas pelos organismos internacionais e nacionais.
Aqui no Brasil temos o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (IBAMA) ele é o órgão responsável pela normalização do limite de emissão de poluição que são específicos para cada setor. Vendo a necessidade de controlar a emissão de gases no meio ambiente foi criado o Conselho Nacional do Meio Ambiente que estabelece normas gerais para proteção do meio ambiente. O CONAMA instituiu o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, a fim de reduzir a poluição atmosférica causadas pelos veículos.
É de fundamental importância que o cidadão tenha um papel importante no que se fala em construção de uma consciência ecológica da sociedade procurando sempre estar bem informado, esclarecido e atualizado sobre as questões ambientais, agindo de forma cuidadosa e consciente no espaço que ocupa no meio ambiente, respeitando os outros elementos, como o solo, a água, o ar, a fauna e a flora.
Devemos ter respeito ao meio ambiente, pois ele é tudo aquilo que cerca e envolve os seres vivos ou as coisas, cada um deve fazer a sua parte para contribuir para o bem de todos, seja no simples fato de ao descascar uma bala e por a embalagem em um destino adequado ou na hora de comprar um produto ou um veículo escolher aquele que mais contribui para a preservação do meio ambiente.
 O meio ambiente é constituído de água, solo, ar, vegetais, seres humanos e animais e é vendo isto que o ser humano nos últimos anos vem se preocupando com esta questão da poluição, pois afinal ter um meio ambiente saudável e equilibrado pode ser uma questão de sobrevivência do ser humano e das gerações futuras.

07- Considerações finais:

  De um modo geral, foi possível perceber que nosso país possui um grande potencial, contudo acabam sempre por prevalecer os direitos econômicos sobre os direitos sociais. Desde sempre o Brasil é marcado por desigualdades gritantes, desigualdades estas que foram assumindo novas formas, novas roupagens, mas que nunca deixaram de existir.
  Não dizemos que o capital não é importante, ele é, mas está para servir ao homem e hoje o que precisamos e sentimos na pele é exatamente o inverso: o homem serve ao capital, guardando assim tantas desigualdades sociais que acabam se transformando em questão social envolvendo nossa sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário