quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA SOCIEDADE

INTRODUÇÃO:
Neste trabalho focaremos as ações de empreendedorismo social, o que poderia ser feito neste Município para melhorar as condições de vida da sociedade, como a própria sociedade pode organizar e conseguir grandes conquistas no campo de uma sociedade mais justa, com direitos e oportunidades iguais para todos.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

As maiorias das pessoas já ouviram falar sobre empreendedorismo, normalmente quem é empreendedor é aquele que acaba de montar um negócio a fim de um ganho, lucro ou renda própria para sobreviver.
Já o empreendedorismo social é pouco conhecido, que geralmente é realizado por pessoas com experiência na área social, ou que desenvolva um trabalho comunitário, esse tipo de empreendedor tem uma visão voltada para promover e criar oportunidades que vão trazer benefícios, melhorias, para aquelas pessoas que estão à margem ou fora da economia do país.
O empreendedor busca soluções para os problemas sociais de uma sociedade. Eles buscam resgatar as pessoas de situações de risco social e promove-las a inclusão social.
O empreendedor social veio para substituir a lógica da filantropia, da caridade e do assistencialismo que era um meio paliativo que não resolvia o problema, o empreendedor social busca a base do problema e tenta resolve-la para assim mudar a situação social de um determinado grupo.
As ações de empreendedorismo social que poderiam ser implantadas na minha cidade poderiam incluir esta pratica nas escolas, faculdades onde os alunos que são membros da comunidade e sabe onde encontrarão dificuldades do dia-a-dia. Como por exemplo, a dificuldade que é encontrada na busca do primeiro emprego, onde são exigidas experiências profissionais, referências comerciais entre tantas outras coisas, mas como é que um jovem que esta em busca do primeiro emprego vai ter experiência se ele nunca trabalhou e ninguém da oportunidade para que ele aprenda, por esse motivo seria muito importante a criação de um local que ensine aos jovens pelo menos o básico para se inserir no mercado de trabalho ou até mesmo oficinas onde esses jovens tivessem a oportunidade de especializar, aprender uma profissão, pois o mercado de trabalho a cada dia que passa se torna mais exigente e os nossos jovens não estão preparados para esse padrão exigido. As escolas e as faculdades poderiam incluir esse trabalho na sua grade curricular preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho.    
A inclusão de projetos que façam as pessoas se conscientizarem da necessidade de proteger o local onde vivemos a natureza nossos rios, nascentes matas e animais. Criando por exemplo projeto de arvorísmo, fazer a população se unir para melhorar a cara da cidade com plantação de arvores que no futuro ajudariam a diminuir o calor, proteger e recuperar os rios que cortam as cidades que estão completamente poluídos, na maioria das vezes é utilizados como deposito de lixo doméstico são abandonados  tornando-se um risco para própria sociedade,como ocorreu alguns anos atrás uma enchente que destruiu casas algumas pessoas acabaram morrendo tentando salvar suas coisas,mas não olham que não protegemos a natureza,ela um dia se voltara contra nos , cada  ação gera uma reação catastrófica, que é o que esta ocorrendo no  mundo todo, é tsunami, furacão, terremoto, aquecimento global, é tudo reação da destruição  causada pelo homem.
A criação de uma ONG que desenvolva um trabalho com as famílias carentes, ensinado algumas coisas com as quais depois elas poderiam trabalhar para melhorar suas condições de vida, alguns projetos voltados para os filhos dessas famílias, como aula de reforço escolar, aulas de dança, teatro, brincadeiras que naquele momento as tiraria das ruas e as encaminharia a sociedade, trazendo uma expectativa de um futuro melhor, uma esperança de que as coisas podem melhorar que sonhos podem se tornar realidade, fazer com que elas vejam que podem sim fazer parte de uma sociedade, e que é fazer desse país, um local melhor para se viver, porque uma pessoa só lutando por um objetivo não consegue nada, mas quando as pessoas se unem em prol de um objetivo elas podem muito,fazer grandes mudanças depende da união de uma população.O nosso país anda mesmo precisando  olhar por aqueles necessitam de ajuda, para podermos nos tornar uma sociedade igualitária onde todos tenham os mesmos direitos e não sejam excluídos a margem de uma sociedade egoísta e desigual.  
E também projetos que visem resgatar jovens envolvidos com a criminalidade e as drogas que na maioria são crianças, que entram nesse mundo, que sem ajuda sem um apoio não conseguem ver o que de melhor a vida tem a oferecer. Jovens envolvidos com drogas vão precisar de ajuda para se livrar desse vicio,  sozinhos jamais vão conseguir ter suas vidas de volta, e essa destruição  que as drogas causam  não atinge  só  o usuário, como também  toda a família  e toda sociedade.Nossos jovens vem se destruindo, a criminalidade  já  tomou conta  até nos lugares  mas remotos do país, onde antes se tinha uma vida  pacata e calma, nós temos  que lutar  para  tirar nossos jovens desse mundo das drogas  e do crime. E através  de pessoas que  estejam  disposta a buscar  isto realmente, porque  hoje a ajuda que essas pessoas tem normalmente não é suficiente  para suas necessidades, não tem local adequado para esse tipo de tratamento e o  que é muito pior  não tem pessoas preparadas que queiram lidar  com esse tipo de pessoas, pelo grau de dificuldade encontrada para realização desse tratamento pois é muito difícil  trazer essas pessoas de volta para a sociedade. Normalmente as pessoas usuárias de drogas não tem condições de pagar por um tratamento adequado, que nas clicas particulares custam caro, não tem a menor condições de uma família de baixa renda manter um ente querido internado para se recuperar, nas poucas instituições publicas que disponibiliza esse tipo de tratamento não ou não tem vagas  ou a instituição não funciona como deveria,pois as condições das instalações são precárias, falta material adequado.Assim não há profissional que consiga ajudar alguém a se reabilitar. E por esses motivos que temos que lutar melhorar esse tipo de atendimento para podermos recuperar nossos jovens e termos uma sociedade com igualdade. Quando conseguirmos melhorar o nosso pensamento em relação às coisas e aos acontecimentos a nossa volta talvez ai possamos melhorar a nossa sociedade que tanto nos exclui, e que destrói tudo a nossa volta, nos tornando cada vez mais individualista e destruindo a nós mesmos.

CONCLUSÃO:
A nossa sociedade só vai melhorar quando tomarmos consciência de que temos que nos ajudar para conseguirmos melhores condições de vida para todos. As oportunidades têm que estar acessível a todas as pessoas para que possamos juntos construir uma sociedade baseada na igualdade, onde todos tenham os mesmos direitos.

A DEMOCRATIZAÇÃO ELETRÔNICA E A CONTRIBUIÇÃO DO CIBERESPAÇO

INTRODUÇÃO:

Serão abordadas as questões sobre a questão da democratização eletrônica, o que pensa o filósofo francês Pierre Lévy. Sobre essa temática de modernização e um grande espaço de comunicação aliada à globalização, serão apresentadas as vantagens e as desvantagens que este meio trouxe a sociedade como processo de conhecimento de política e outros assuntos pertinentes à discussão do cidadão que antes não tinha muitas fontes de informação e não podia formar uma opinião critica sobre determinado assunto por falta de embasamento teórico.

A DEMOCRACIA ELETRÔNICA E O MEIO SOCIAL

Com a chegada desse meio de informação e comunicação que a população em geral passa interagir com os acontecimentos que afetam suas vidas e com isso se tornam mais criticas, questionando o que esta certo e o que esta errado, lutando pelos seus direitos, tomando decisões em conjunto em prol de uma vida melhor a todos, mas que também comessem a avaliar as ações para que se possa melhorar a qualidade de vida e para que o dinheiro público seja bem investido e também conseguir que as pessoas prestem atenção e tenham uma visão crítica na hora de dar o seu voto, que votem com consciência como um autentico cidadão.
Nós enquanto população temos que aprender avaliar em quem vamos depositar nossos sonhos, dinheiro etc. É por isso que temos que avaliar as propostas dos candidatos mas também o seu passado como foi as suas administrações anteriores através de varias fontes de comunicações que hoje a população tem acesso para investigar a vida pública dos políticos, a sociedade já não agüenta mais estes representantes do povo corruptos que só vêem o beneficio próprio.
Pierre Levy espera que todos esses meios de comunicação que temos hoje sejam utilizados para o aprendizado e o conhecimento, para que a sociedade se una em busca do mesmo objetivo, melhorar o mundo em que vivemos e que as pessoas se tornem mais críticas, se questionam que acordemos para o mundo real como alguém com idéias inovadoras e capaz de mudar o mundo.

Com o passar do tempo o homem encontrou novos meios para a comunicação entre si, mas foi no século XIX que o homem começou a criar novos meios ou seja aparelhos para diminuir o espaço e o tempo para haver as trocas de informações. O desenvolvimento do setor industrial acelerou este processo, pois era preciso quebrar esta barreira de tempo para agilizar o crescimento das novas potências industriais, que precisavam de respostas mais rápidas para resolver os diversos tipos de situações que surgiam. Já em meados do século XX houve um grande avanço na evolução dos meios de comunicação, com isso a sociedade pode usufruir das noticias que aconteciam e seu país e em todo mundo, mas ainda era limitado o acesso da maioria da população mundial, somente quem tinha mais poder econômico que poderia estar bem informado do que acontecia pelo mundo, pois o custo destas novas tecnologia ainda eram muito caro.
Até então a população tinha uma ótima arma para exercer e divulgar a democracia o direito de igualdade a todos através dos meios de comunicação, mas havia também muita pressão do governo em conter as manifestações populares podando o direito de liberdade de expressão no período do regime militar, mas isso não foi o suficiente para conter todas as ações dos movimentos sociais que estava em busca da democracia e dos direitos da sociedade.
O governo e as elites utilizavam e utilizam até os dias atuais diversos tipos de mídia para manipular a opinião publica e controlar a maioria da população pobre que marginalizada e dependente não tem autonomia nos processos de tomada de decisão. Nas últimas décadas, observamos diversas formas da mobilização popular que têm mudado a conduta e os rumos da política em alguns países da América latina.
Todos sabemos que com a modernização ficou mais fácil para o cidadão estar informado de tudo que se passa por varias fontes de informação e assim conseguir formular uma opinião própria sobre o respectivo assunto, pois o acesso ao sistemas de comunicação de massa é fácil e relativamente barato como a internet, combinaram-se com maiores níveis de alfabetização e maior grau de liberdade política durante o processo de democratização. Isso ocorreu simultaneamente à disseminação ampla de idéias de democracia de base, participação popular, fortalecimento de políticas públicas pela reivindicação de movimentos populares.
 Há uma crença cada vez maior de que deve existir igualdade econômica e de que os sistemas contra tal igualdade necessitam de mudanças. Diferentemente dos movimentos radicais revolucionários das últimas décadas, esses novos movimentos sociais não advogam a reestruturação radical do Estado através de uma violenta revolução. Seu foco primário é trabalhar com o sistema político existente, pressionando-o em seus limites para conseguirem as mudanças e reestruturações necessárias.

CONCLUSÃO:

As melhorias que ocorreram com a modernização dos meios de comunicação são indiscutíveis foram vários os pontos positivos para com a sociedade, houve uma participação maior da comunidade quanto ao requerer e exercer seus direitos como cidadão, muitos problemas demoravam anos para ser resolvidos, com a imprensa cobrando os nossos representantes políticos e incentivando os cidadãos a requerer seus direitos ficou mais fácil e menos distante ao cidadão comum ter esses benefícios mais rapidamente.
Os cidadãos sob esses meios de comunicação de massa convencionais ficou também mais expostos a publicidade, ou seja ele entrou também em um mundo globalizado tornando-se também mais vulnerável aos problemas sócias que este mundo novo trouxe como: a manipulação de massa tornando as pessoas alienadas a alguns ideais exposto por esta nova mídia seja ela política ou não.
O ciberespaço entra aí como um ambiente comunicacional central na formação de uma mídia alternativa amplamente acessível. Um ambiente em que os indivíduos atingidos pelo processo de midiatização previsto, vêem-se sob a possibilidade de chegar mais próximo da forma própria do discurso da organização para daí, então, construir uma percepção crítica mais elaborada e, dessa forma, mais capacitada de expor suas idéias e definir o que é melhor para o bem de todos.

A SOCIOLOGIA E SEUS GRANDES TEÓRICOS

INTRODUÇÃO:

Auguste Comte; Nasceu em 19/01/1798 em Montpellier, França, tornou-se um republicano com idéias liberais e desenvolve atividade política e literária isto permitiu que ele elaborasse proposta para que fossem resolvidos os problemas sociais de sua época.
Com apenas dezenove anos ele foi trabalhar como secretario Henri de saint-Simon. As influencias começam a fazer com que Comte pense na necessidade de uma ciência teórica da sociedade, ciência esta que inicialmente foi chamada de “ Física Social” posteriormente Sociologia nome este inventado por Auguste Comte.
Entre 1851 e 1854 surgem os enormes volumes de sistema de política positiva, na historia da Sociologia o positivismo foi a primeira corrente consolidada que surgiu através das teorias de Comte, que pretendia realizar uma reforma social por meio da ciência. Ele afirmava que a “Sociologia” era a única ciência que podia transformar a Sociedade.
No positivismo a sociedade era vista como um organismo que era constituído de partes integradas e harmônicas
Comte era contra o uso do método teológico na investigação cientifica pois comte acreditava que os fenômenos vitais deveriam ser explicados por suas causas sociológicas seu fatos. O positivismo teve por base teórica a observação.
Sob a influência de grandes pensadores como Saint-Simon, Francis Bacon, Galileu Galileu e René Descartes, Comte queria reformar a sociedade, inicialmente fazer a reforma intelectual dos homens, como conseqüência aconteceria a reforma das instituições.
Na tentativa de compreender os problemas sociais, todo grupo social passa pelas três fases históricas de evolução. A lei três estados;
Primeiro estagio: era o estado teológico ou fictício a sociedade é governada pelas forças sobrenaturais, ou seja, as regras sejam completamente submetidas a religião. O estado teológico se divide em três: Fetichismo, Politeísmo e Monoteísmo.
Segundo estagio: o estado metafísico ou abstrato, a sociedade começa a ser vista em termos naturais.
Terceiro estagio; cientifico ou positivo, sociedade e governada pela ciência experimental.
Na filosofia de Comte usa-se os critérios históricos e sistemático. O método sistemático e a observação de um sistema de forma ordenada e metódica. O método histórico a obtenção dos dados reais não se limitas apenas nos simples acontecimentos, mas existe um todo processo de desenvolvimento e evolução tanto no que se diz respeito ao homem e quanto à própria ciência.
A classificação das ciências segundo tema básico da filosofia da historia. Comte mostra que a evolução de cada ciência obedece a periodização dos três estados, mas que essa periodização não se faz ao mesmo tempo em todos os domínios.
A Sociologia é entendida por Comte no mais amplo sentido da palavra incluindo uma parte essencial da psicologia, toda a economia política, a ética e a filosofia da história.
                                         Aspecto fundamental da sociologia comteana entre a está-tica e a dinâmica                sociais. A primeira estudaria as condições constantes da sociedade; a segunda investigaria as leis de seu progressivo desenvolvimento. A idéia da estática e a ordem; a da dinâmica, o progresso. Para Comte a dinâmica social subordina-se á estática, pois o progresso provem da ordem e aperfeiçoa a ao elementos permanentes de qualquer sociedade : religião, família, propriedade, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal, etc.( COMTE, 1978 apud BARBOSA. 2009, P. 42).

A influência de Auguste Comte se dá principalmente na tradição Republicana, na Europa, América Latina. No Brasil é muito clara como se pode ver no lema estampado na bandeira nacional: “Ordem e Progresso”.

Émile Durkheim: Durkheim tinha pensamentos iguais ao de Comte no que se diz a linha positivista que tem como precaução central os mecanismos que garantem a constituição e a transmissão de valores que asseguram a harmonia da sociedade, ou seja, o problema da ordem social esta no centro das atenções.
A sociologia passou a ser considerada e como tal se desenvolveu com Émile Durkheim (1858 a 1917), uma de suas maiores contribuições foi estabelecer a sociologia ás regras do método sociológico na analise dos fatos sociais e os principais conceitos da nova ciência.
Durkheim não se importava como os indivíduos representavam seus enlaces, como tinha suas interpretações biológicas ou psicológicas, se procurava entender como formava o conceito do fato social queria compreender os mecanismos pelos qual uma sociedade se organizava e mantinha-se coesa. Para Emile Durkheim existia os “fatos sociais” que se baseava em quatro princípios fundamentais:
A sociologia é uma ciência independente das demais Ciências Sociais e da Filosofia; 2. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos; 3. A Causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que o antecedem. Para explicar o fenômeno social, deve-se procurar sua causa. 4. Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade especifica. Segundo Durkheim, o ser humano é um animal que só se humaniza pela socialização (OLIVEIRA, 2002 apud BARBOSA. 2009 P. 47).

Como características dos fatos sociais têm:
Generalidade: o fato social é comum aos membros de um grupo;
Exterioridade: o fato social é externo ao individuo, existe independentemente de sua vontade;
Coercitividade: os indivíduos se sentem obrigados a seguir comportamento estabelecido.
Estas características que fazem parte dos fatos sociais que influenciam e direciona as atitudes e os comportamentos das pessoas na sociedade são relações sociais exteriores aos indivíduos que permanece por muitos anos, gerações após gerações. Os fatos sociais não são totalmente exteriores as pessoas pois possuem um poder coercitivo pelo qual se impõem a ele independente de sua própria vontade quanto individuo, pois a sociedade já definiu varias regras de como  se comportar.
Nesse contexto pode-se compreender que Durkheim diz que é o coletivo predomina sobre o comportamento do individuo, onde que a sociedade esta o tempo todo pressionando as nossas condutas, seja de modo a ser, de pensar, de sentir, de se vestir, de se ouvir e outras coisa mais se enquadra neste sentido.
Para Durkheim a Sociologia tem por finalidade não só explicar a sociedade, mas como também encontrar soluções para a vida social, a sociedade como todo organismo, apresentaria problemas a qualquer momento podendo ficar doente ou ficar em seu estado normal saudável. 

Max Weber: Um sociólogo alemão que nasceu em Erfurt, na Turíngia, em 21/04/1864. Este grande sociólogo é considerado um dos grandes pensadores da sociedade moderna, suas teorias exerceram grandes influências sobre as ciências sociais a partir da década de 1920 e umas dessas teorias é a de que o objetivo da sociologia é o sentido da ação humana individual que deve ser buscada pelo método da compreensão.
Weber tenta definir a atividade social de uma forma mais racional, nesse sentido ele estabelece seus diferentes tipos agrupando-os de acordo com o modo pelo quais os indivíduos orientam suas açõduos orientam suas açpelo qual os indivuma forma mais racional, nesse sentido ele es, podendo ser definida em quatro modos: Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado. Ação afetiva: aqueles determinados por afetos ou estados sentimentais. Racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade. Racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
Pode-se definir que a ciência Weberiana como um esforço destinado a compreender e a explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram. Este processo é duradouro faz com que o conhecimento obtido deve seja estendido mais e mais fazendo com que a ciência seja constantemente estudada.
 A sociologia compreensiva de M. Weber trabalha com um instrumento teórico chamado “tipo ideal”. O tipo ideal é um conceito sociológico construído e testado previamente, antes de ser aplicado às diferentes situações onde se acredita que ele tenha ocorrido.
Entre suas principais obras é destacada: “A Ética protestante e o Espírito do Capitalismo” vincula o nascimento do capitalismo á doutrina calvinista da predestinação e á conseqüente interpretação do êxito material como garantia da graça divina. “Economia e sociedade” de Max Weber é o grande clássico das ciências sociais do século XX.

Karl Heinrich Marx: Marx nasceu em 05/05/1818 em Treves, capital da província alemã do Reno, um grande pensador que durante sua vida desenvolveu varias teorias, fez vários trabalhos em prol do proletário defendendo a classe que mais precisava de ajuda, publicou vários artigos, livros obras estas reconhecida mundialmente até os dias de hoje, virou até um símbolo de luta entre os quais que queiram empregar a igualdade a todos, sendo estes muitos grupos revolucionários que existiram desde o século passado aos dias atuais que tem como fundamento em seus conhecimentos a história e idéias revolucionárias de Karl Marx.
Marx e Engels seguiam praticamente as mesmas linhas de pensamentos, devido a isto os dois acabavam saindo de vários paises onde entravam, pois eles elaboravam teorias, novos conceitos linhas de pensamentos que provocavam os governantes destes paises, governos estes que adotavam o capitalismo como forma estabelecida de provimentos de capital, eles acabavam por fim sem expulsos dos paises que se sentiam ameaçados por estes novos conceitos que tiravam o capital do poder dos mais ricos para divisão igualitária.
Não era só Marx e engels que advogava a dissolução do capitalismo, pois na mesma época surgiu um movimento chamado “anarquismo” tendo Pierre-Joseph Proudhon como um dos primeiros teóricos desse movimento.
Marx era totalmente contra esse sistema econômico absorvido pelas maiorias dos paises ocidentais, para ele o trabalhador chamado de proletário nesse sistema não teria chance de crescer era só explorado onde os burgueses exploravam o maximo que podia fazendo com que o funcionário pagasse o próprio salário tendo assim 100% de lucro nas atividades de suas empresas, surgindo assim a sua teoria da “mais valia”. 

                                             Cultuado mundialmente nos meios acadêmicos e políticos de esquerda por largo período dos séculos XIX e XX, Marx foi o criador de um sistema sócio-econômico implantado por seus seguidores em vários países no Leste europeu e na Ásia, à custa de revoluções sangrentas. No entanto, seu sistema mostrou rapidamente ser falho e ineficaz, e levou à bancarrota todos países que o adotaram, excetuada a China, onde suas teses foram esquecidas e o governo marxista foi substituído por uma ditadura de diretriz econômica diversa, que trouxe prosperidade econômica ao país. Indiretamente, a tese sócio-econômica marxista provocou ainda inúmeros outros desastres, como o surgimento de ditaduras onde a população reagiu à sua implantação, entre elas a de Adolf Hitler na Alemanha e a de Mussolini na Itália, além de ondas de perseguição a seus adeptos, a exemplo do Macartismo nos Estados Unidos. Desses efeitos secundários o mais extenso foi a chamada Guerra Fria, uma projeção militar do antagonismo do Ocidente contra os países de economia marxista da órbita da Rússia os quais, antes da derrocada econômica que sofreram, constituíam com aquele país a chamada União Soviética. Uma forma bastante atenuada de marxismo foi testada democraticamente na Inglaterra, mas o seu fracasso levou à sua pronta revogação. (Cobra, Rubem Queiroz 2003).

CONCLUSÃO:

A sociologia teve grandes pensadores que mudaram muito os conceitos da grande burguesia forçava sobre os menos favorecidos, aqueles que não tinham quem o defende-se diante da grande revolução industrial que ditava todas as regras da economia, onde que o dinheiro estava acima de tudo e ditava as regras e normas a se seguir. Os grandes sociólogos como Comte, Durkheim, weber e Marx contribuíram e muito para a Sociologia, eles deram um maior embasamento teórico as novas linhas de pensamentos que antes eram consideradas um tabu para os grandes burgueses, pois ameaçavam a estabilidade financeira dos mesmos.
São muitas as teorias elaboradas, algumas que consideramos que são validas até os dias de hoje e outras que não foram aceitas na época que tentaram implantar acabando não dano certo devido talvez a um modelo de sistema de economia já existente e muito forte. Muitos foram os ganhos com os estudos desses sociólogos, podendo citar um avanço na queda da desigualdade social que existia na época para os dias de hoje, o assistencialismo a população se tornou mais primordial a questão da humanização. Todas essas mudanças que surgiram com os grandes sociólogos criaram um grande acervo documental, histórico e patrimonial aos que estudam os cursos sociais e os que tenham em sua grade essa disciplina, pois ao mesmo tempo em que o acadêmico estuda ele passa a ter uma visão diferente de mundo social é também partir estudos feitos sobres todos os teóricos e outros conhecimentos que é compreendido dentro da Sociologia,  que o aluno passa a ter um a noção maior de justiça social.
Dados comparativos entre os teóricos:
Entre os maiores teóricos do século XVIII e XIX encontramos Auguste Comte, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Heinrich Marx, todos eles elaboraram suas teorias defendendo suas teses, mas divergindo entre si, ou concordando em algumas teorias como, por exemplo, temos Durkheim tinha pensamentos iguais ao de Comte no que se diz a linha positivista que tem como precaução central os mecanismos que garantem a constituição e a transmissão de valores que asseguram a harmonia da sociedade, ou seja, o problema da ordem social esta no centro das atenções.
Agora comparando a sociologia estrutural de Durkheim difere completamente da de Marx.  Enquanto Marx insiste nos conflitos e na luta entre as classes, colocando as relações de poder e a força como centrais à explicação da sociedade, o sociólogo francês vê a sociedade como integrada, formando um todo coeso e mantido por regras de convivência. A integração não é sempre a mesma, mas está sempre presente, se não fosse assim não haveria sociedade. Um dos elementos da integração é a intensidade com que os membros de um grupo ou de uma sociedade interagem entre si. A participação em rituais, por exemplo, tenderá a unir os membros de grupos religiosos. Também, trabalhos diferenciados, mas complementares provocam um aumento na integração de grupos de trabalhadores.
Podemos dizer que ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Max Weber nunca diria, como Durkheim, que a curiosidade histórica deve subordinar-se à investigação de generalidades. Quando o objeto do conhecimento é a humanidade, é legítimo o interesse pelas características singulares de um indivíduo, de uma época ou de um grupo, tanto quanto pelas leis que comandam o funcionamento e o desenvolvimento das sociedades.
Quando se comenta que seria impossível a Sociologia formular um quadro claro e objetivo sobre como definir as leis fundamentais da sociedade humana é que vemos que Marx Weber e A. Comte se distancia em suas linhas de pensamentos. Da mesma forma se distanciam também de Marx, quando defende que um mesmo acontecimento pode ter causas econômicas, políticas e religiosas, sendo que nenhuma dessas causas pode ser considerada superior em relação às outras. O que garante a objetividade da explicação sociológica é o seu método e não a objetividade pura dos fatos.

O SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS DO SÉCULO XX

INTRODUÇÃO:
Esse texto fala dos acontecimentos de 1930, as mudanças ocorridas no Brasil no contexto político, econômico, e o papel que o estado teve no surgimento das políticas socias e no serviço social.

As mudanças políticas e econõmicas ocorridas na década de 30.

No inicio da década de 30, o Brasil sofreu grandes mudanças através do processo de industrialização, que gerou uma grande insatisfação por parte da população trabalhista com as condições de vida e trabalho, de onde surgiu uma grande pressão sobre o governo da época por melhores condições de vida e trabalho, foi onde o estado se viu pressionado a criar algum tipo de proteção social.
Na época o Brasil teve um avanço no desenvolvimento econômico, político, social e cultural, um país cujo modelo de desenvolvimento até o presente momento era baseado no setor agrário e comercial, começa a se tornar urbano-industrial nacional.
Em 1930 quando Vargas assumiu o governo do país, por um grande período e que se passa a reconhecer a necessidade e existência da questão social, mesmo que fosse apenas como um assunto relativo a ordem pública, passou a ter um papel de grande destaque para o governo federal. Vargas criou uma série de medidas sociais de caráter de prevenção. No dia 30 de novembro foi criado o ministério do trabalho, indústria e comercio. Uma legislação trabalhista que atendia aos trabalhadores sem deixar de atender os interesses da industrialização emergente, foi fundado o instituto de aposentadoria e pensões e uma legislação trabalhista para os trabalhadores urbanos a qual não servia de nada para os trabalhadores rurais. O governo conseguiu instalar uma política de compromisso e conciliação ente os grupos dominantes, as camadas medias e trabalhadores.
O modelo de proteção social adotado na época nada mais era que uma política governamental corporativista e personalista, que visava atender os interesses particulares dos dirigentes, em troca de favores.
Em 1942 surgiu LBA (legião brasileira de assistência) que tinha como objetivo apoiar as famílias dos soldados brasileiros que lutavam na Itália, a frente da LBA estava dona Darcy a mulher do presidente Vargas. Com o fim da guerra foi decidido que a LBA continuaria, agora atuando na área da infância e da maternidade, ainda sob a direção da dona Darcy.
As características do trabalho social da época eram de total assistencialismo, e não de serviço social, assistencialismo que era dirigido pelas primeiras damas às classes pobres. As medidas de proteção social do governo da época de 1930 a 1954 trouxeram alguns ganhos como: salário mínimo, jornada de 8 horas de trabalho, férias remuneradas, a proteção do trabalho da mulher e criança, assistência a saúde, a maternidade, a infância e uma serie de outros serviços assistenciais e educacionais.
Em 1946 foi criado o SESI (serviço social da indústria do comercio) ainda no mesmo ano foi criada a fundação leão XIII, que tinha por objetivo atuar na educação das pessoas das favelas do Rio de Janeiro, entre outros benefícios que também foram criados na intenção de acalmar os ânimos, em favor da política da época. Os gastos políticos desse período deram origem à concepção de estado de bem estar social, o que na realidade nunca chegou a ser implantado no Brasil.
As políticas do governo Vargas tiveram apoio da igreja católica. A igreja daria suporte às políticas do estado e Vargas cooperaria com os propósitos da igreja católica, esta aliança traria um grande crescimento das instituições católicas, tanto nas áreas assistenciais quanto na educação, entre elas as universidades católicas, essas instituições tiveram uma influencia significativa na formação de pessoas para o trabalho social e com isso foi criado o curso de serviço social. A primeira escola de serviço social no Brasil foi criada em 1936 na cidade de São Paulo onde estavam concentradas as indústrias. No ano seguinte foi a vez do Rio de Janeiro criar o mesmo curso, nos anos que seguiram outros lugares foram adotando o curso ate que ele se tornou a denominada faculdade de serviço social de hoje.
Os primeiros assistentes sociais tiveram como principal local de trabalho as instituições católicas, e logo em seguida se espalharam para outras áreas como o setores jurídicos, saúde, educação, habitação e ate mesmo na agricultura rural, sendo que o estado passou a ser o grande empregador da classe dos assistentes sociais.
No inicio do trabalho os assistentes sociais tiveram que importar modelos teóricos e metodológicos, mas o material importado tornou-se inadequado para uma abordagem individual, diante de uma realidade tão subdesenvolvida.
O serviço social em si foi muito questionado, as áreas de ciências humanas e sociais, se questionaram sobre as formas de atraso no desenvolvimento e na marginalidade social, embora fosse amparado pela legislação o serviço social custou a conquistar o reconhecimento da sociedade.
Com o golpe militar em 1964, a população e os assistentes sociais que lutaram pela transformação social e sofreram repressão do regime militar.
Após o golpe com grandes mudanças ocorrendo no Brasil aumentou a demanda pelo trabalho de assistência social, onde foi exigida especialização em políticas sociais, administração de serviço dentre outras varias exigências, com a mudança após 1964 os assistentes sociais se dedicaram mais a critica interna, onde foram realizados varias encontros profissionais para troca profissionais educativas.
No fim da década de 80, com a redemocratização do Brasil e nova constituição, ouve novas mudanças no serviço social, onde as políticas sociais foram direcionadas para a universalização e garantia dos direitos sociais.


Conclusão:
O serviço social no começo era um assistencialismo e não um serviço social, sendo que este foi surgindo através de políticas publicas, sobre grande influência da igreja católica, e cercado de interesses políticos, passou por varias mudanças, enfrentou vários obstáculos ate chegar os dias atuais.

PSICOLOGIA SOCIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AMENIZAR A VIOLÊNCIA

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem por objetivo revelar a importância da Psicologia Social para melhorar as relações entre os individuos, melhorando o convivio em grupo, encontrando novas soluções para resolver os problemas na sociedade. Entre os problemas sociais um deles é a questão da violência contra a mulher, que terá um espaço maior nas discuções desta produção textual, apontando o que já foi feito para amenizar essa questão da violência e o pode ser feito através dos estudos dos sociologos.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: OS PREJUIZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

A violência psicológica contra a mulher surge quando o homem começa a dar os primeiros sinais, como por exemplo, os pequenos ciúmes que ocorre mesmo antes do convívio conjugal que vai desde o simples fato da mulher estar usando uma roupa que a deixa mais bonita e a desconfiança de que toda ligação que recebe seja de alguém com segundas intenções e se não atender um telefonema seu é porque esta escondendo algo.
Quando as desconfianças passam de certo ponto, vem as ameaças, as vezes de uma forma indiscreta ou engraçada dizendo que bateria se fizesse algo ou deixasse de fazer, ou até mesmo os insultos que o companheiro faz a mulher dizendo que esta feia, ou que não se veste bem, isso já se pode considerar como uma pré ameaça que se deve tomar cuidado com esses homens ficam ameaçando pois um dia eles podem concretizar aquelas palavras.
 É assim que começa um grande problema pelas pequenas coisas que acontece e não são podadas quando deve ser a mulher é mais sentimental do que o homem ela sempre quer dar mais uma chance e acaba aceitando essas pequenas ameaças encarando como algo que se pode contornar, tudo em prol de não querer destituir a família preservando assim o vinculo familiar, mas aceitando algumas imposições e até mesmos as agressões.
Quando as agressões passam do nível psicológico para o físico é a hora que a mulher vê que realmente precisa de ajuda, às vezes elas não dão muita atenção quando o companheiro desfere contra elas uns tapas e empurrões em brincadeiras de mau gosto ou até mesmo com a intenção de coagir, mas chega uma hora em que as agressões se tornam mais fortes e intensas que vai desde os pequenos e grandes hematomas a violência sexual e como conseqüência irreparáveis traumas psicológicos, e quando isso acontece muitas ficam sem ação para reagir em tal situação.
A omissão da mulher em defender a sua própria vida chama a atenção de todos que já vivenciarem casos como este ou que de certa forma esteja envolvido seja através de familiares ou de ter conhecimento pelas mídias, qualquer um se revolta contra aqueles praticam esses atos violentos, e não se conformam de o porquê muitas mulheres hoje estão sofrendo ameaças, agressões, violências sexuais a muito tempo e não denunciam seus agressores.
Umas das possíveis medidas a ser tomada para estimular as mulheres a não se calar já foram criadas como, por exemplo, os programas do governo federal em proteção a mulher como, por exemplo, o “Pacto nacional de enfrentamento á violência contra as mulheres” onde que sua coordenação esta a cargo da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM),da Presidência da Republica, e as atividades serão executadas por um amplo conjunto de ministérios e secretarias especiais. Outra grande conquista das mulheres brasileiras foi a sanção da Lei Maria da Penha (11.340/06), em agosto de 2006, que também é um importante instrumento para combater a violência doméstica contra as mulheres, já que a tipifica como crime e a caracteriza como violação dos direitos humanos. Prevê medidas inéditas de proteção à mulher em situação de violência, elas variam caso a caso, e vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação física junto à mulher agredida e filhos, até o direito da mulher reaver seus bens e cancelar procurações conferidas ao agressor, além de possibilitar a prisão em flagrante ou preventiva do agressor.
                                            “Sanção da Lei Maria da Penha: legislação moderna que trata do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em cumprimento aos acordos internacionais da Convenção de Belém do Pará e da Convenção para a eliminação de todas as formas de Violência contra as Mulheres (Cedaw). A Lei é a expressão Política Nacional, pois entende de maneira multidimensional o fenômeno da violência contra a mulher e propõe o seu enfrentamento em várias dimensões. A Lei foi resultado de uma ampla mobilização da sociedade envolvendo no seu processo de discussão e elaboração um consórcio de organizações não-governamentais (Advocacy, Agende, Cladem, Cfemea, Cepia e Themis), a Bancada Feminina do Congresso Nacional e a realização de diversas audiências públicas pelo país”.( Notaroberto, Maria 2007,pág. 51)

 A violência contra as mulheres é um drama complexo e muito mais freqüente no Brasil do que se imagina. Estas ações do governo federal que tem por objetivo reduzir os índices de violência contra as mulheres e promover uma mudança cultural a partir da disseminação de atitudes igualitárias e valores éticos de irrestrito respeito a diversidades de gênero e de valorização a paz garantindo e protegendo os direitos das mulheres em situação de violência, considerando as questões raciais, étnicas, geracionais, de orientação sexual, de deficiência e de inserção social, econômica e regional.

A PSICOLOGIA SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM OS PROBLEMAS SOCIAS.
Foi no século XX que surgiu a psicologia social, com a intenção de criar uma ligação entre á psicologia e as ciências sociais como a sociologia, etnologia e antropologia. Tento como objeto de estudo a influência do ambiente social no comportamento dos indivíduos quando estão em interação procurando analisar as relações entre indivíduos chamadas de interações, as relações categorias ou grupos sociais podendo ser chamados também de relações intergrupais e as relações o simbólico e o cognitivo podendo ser considerado como representações sociais.
 "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação". A influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente aos estímulos sociais. (Rodrigues , 1981)
Estas relações entre os indivíduos podem ser mais bem analisadas e estudadas e explicada em conta de quatro níveis de analise que são: nível intra-individual o individuo, o nível inter-individual e situacionais sendo interações entre os indivíduos ou contexto, o nível posicional que é posição que o indivíduo ocupa na rede das relações sociais, e o nível ideológico contendo crenças, valores e normas coletivas.
Quanto à “Áreas e Técnicas de Investigação” podemos dizer que os conhecimentos que existem entre a psicologia social, sociologia e antropologia são compartilhados, mas as três ciências se diferenciam, pois o sociólogo estuda os grupos sociais e as instituições, o antropólogo estuda as culturas humanas e o psicólogo social analisa como os grupos sociais, as instituições e a cultura afetam o comportamento do indivíduo.
São muitas as empresas que procuram à ajuda de serviços prestados pelos psicólogos sociais para resolver problemas de organização de grupo, que façam com que haja uma maior produtividade minimizando ou solucionando tais problemas através dos estudos científicos, ou seja, da “Psicologia Aplicada”.
Alem dos problemas que se encontra com os indivíduos nas grandes empresas privadas ou de economia mista, órgãos públicos e comercio em geral, temos um grande problema social que precisa urgentemente de ações contundentes para solucionar a questão violência contra a mulher. Na maioria das vezes a mulher não tem coragem de denunciar o seu agressor que na maioria das vezes não fica preso, quem comete esse tipo de crime, não o faz somente na violência física, mas também aterroriza ameaça a vitima e seus parentes, os casos de violência contra mulher não são maiores por causa do silencio de muitas vitimas que preferem fugir e se esconder ou simplesmente se submeter a uma vida de agressão por medo.
Quando se denuncia o agressor nas raras vezes ele é preso, e logo em seguida ele esta nas ruas, para cumprir suas ameaças. Os prejuízos para sociedade são enormes, uma mulher que se submete a violência ela vive de medo, a sociedade perde vida perde a humanidade, porque quem sofre agressão não sofre sozinho são famílias e mais famílias que são desestruturadas por causa da violência, normalmente essa mulher que é agredida tem filhos que convivem e assistem as agressões de perto, isso quando muitas vezes também são vitimas da mesma violência ainda na infância, ou até mesmo se tornam pessoas agressivas que vai repetir o mesmo em outras gerações.
Quantos casos de violência e ameaça se tornam reais e fatais, vitimas que entram para uma estatística muito triste da nossa sociedade, será mais uma dentre tantas outras historias de terror e sofrimento. Temos casos de grande repercussão como a morte de Eloá Pimentel que abalou o Brasil, mas não paramos para pensar que esse tipo de violência esta bem perto do que se imagina, se pararmos para nos perguntar quem é que já não presenciou um caso de agressão a mulher pode mais inofensivo  que aquilo que você assistiu apode parecer, talvez seja só a ponta do iceberg, que aquela briguinha boba pode se tornar amais violenta agressão. A nossa sociedade não ganha nada com isso pelo contrario só perde, perde sonhos, vidas e chance de ser mais humana e justa.
É através de uma serie de estudos e investigações que os psicólogos sociais comprovaram que o ser humano sofre influência dos estímulos sociais que o rodeiam e condicionam, em menor ou maior grau de acordo com o contato social que mantém. Um dos grandes pensadores sociais foi o cientista francês Gustave Lê Bom (1841-1931) onde que no ano de 1895 apresentou em um de seus trabalhos sobre a “Psicologia das Multidões” uma forma básica para um melhor compreendimento sobre a psicologia social, dizendo que independentemente de quem for os indivíduos que faz parte do grupo sendo ele de um caráter diferente do outro, os modos de vida, quais são os cargos que eles ocupam na sociedade se é inteligente ou não, o simples fato de eles haverem sido transformados num grupo, vai então prevalecer às idéias, opiniões, vontades e decisões em prol do melhor para coletividade, bem diferente do que antes deles se transformarem quando não era grupo cada um pensava de forma individual dano importância apenas às próprias vontades, o que seria bom somente para ele sem pensar no próximo. Nesse sentido a psicologia é de extrema importância e colabora em muito para a compreensão dos problemas sociais e familiares, estimulando assim a sociedade a criar novas medidas para amenizar e solucionar os diversos problemas sociais.

CONCLUSÃO:

Diante dos fatos chega-se a uma conclusão que os estudos elaborados pelos Psicologos Sociais é de suma importância para a sociedade, pois ajudam a resolver diferenças sociais, problemas que não se viam solução, servindo até suas teorias como base para que o governo tome iniciativas para sanar essa questão que atinge a maioria da população que sofre calada com a violência que é praticada a muitas familias que se encontran em uma situação lamentavel.