quarta-feira, 6 de julho de 2011

ECONOMIA POLÍTICA

INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo relatar considerações sobre a teoria Neoliberalismo e a sua influência no Brasil e no mundo. De acordo com os princípios do Neoliberalismo, o disciplinamento econômico (estabilidade financeira) é fundamental, o principal agente controlador dessa disciplina seria o Estado. Mas recentemente o neoliberalismo surgiu pela a primeira vez, em 1947, com o encontro entre um grupo de intelectuais conservadores em Monte Pélir, na Suíça, onde formaram uma sociedade de ativistas para combater as politicas do Estado de Bem-estar social.
O neoliberalismo com base nas ideias Kesyanas, por consequências alarmantes ao grande poder estatal e taxas crescentes de inflação abriram espaço para a volta dos políticos liberais o neoliberalismo.

O NEOLIBERALISMO E A SUA  INFLUÊCIA NO BRASIL  E  NO MUNDO

  Para os neoliberais os homens não nascem iguais  e jamais  chegar a igualdade, pois eles acreditam que a sociedade igualitaria estaria ferindo a ordem natural dos acontecimentos, os neoliberais não acreditam que seja possivel  sanar todas as desigualdades existentes no mundo , a filosofia  deles e de por mais que se consiga erradicar a desigualdade social no mundo elas sempre  ressurgiriam e também que se todos fomos iguais  ocorreria uma estagnação  mundo não teria nenhum tipo de   evolução e crescimento porque se todos fossem iguais  ninguem teria  que lutar pelo crescimento.
  Já no Brasil  o neoliberalismo defende  uma participação limitada do estado ou ‘’estado menor’’. O neoliberalismo não aceita o corporativismo liga o estado e os grupos mais poderosos da sociedade que estão sempre tentando influeciar os governos para poder tirar vantagens.
  Com o passar do tempo houve uma abertura maior das ações do neoliberalismo no Brasil, pois o governo passou a participar mais das atividades econômicas do país, igualando ao neoliberalismo americano e britânico e não mais do conservadorismo adotado em tempos anteriores, pois era preciso o estado intervir mais, criando politicas que dê uma maior estabilidade ao país, pois assim era melhor para conseguir superar as crises mundiais como por exem plo a de 1930, onde que já naquele momento ficou evidente a idéia de que deveria haver a intervenção do estado na economia para amenizar os efeitos sociais da crise econômica.   .
    Já em um segundo momento que coincide com a crise  da década de 70, pode-se observar que muitos países adotaram posturas diferentes na participação econômica, com uma visão voltada ao bem-estar social, o progresso econômico e a geração de empregaos promovendo mudanças nas relações de trabalho e de produção das economias nacionais.   
                                             Não se trata mais, portanto, da  ideologia como falsa  consciência que marcou a natureza do liberalismo como verdadeira doutrina social em sua primeira fase. O  que percebemos agora  é o tom característico  do sermão religioso, do discurso dogmatico que exige rendição incondicional. Muito mais incisivo, por isso, do que o  liberalismo original,  o neoliberalismo demonstra uma capacidade insuspeitada de ocupar todos os espaços, de não dar lugar ao dissenso.Confirmando sua natureza  de puro  receituário  econômico destinado arecolocar o mercado no lugar  que de direito lhe pertence, essa característica  onipresente  do neliberalismo tem levado, no limite, a transformar o processo politicamente moderno  de nossas sociedades em meros rituais vazios, sem nenhuma importância, processos que em nada modificam o curso inexorável da marcha econômica.(PAULANI, 1999, P.8-9 apud ARBEX, 2009, p.138).

O neoliberalismo é resultado do encontro de duas correntes do pensamento econômico. A primeira vem da escola austríaca, aparecida nos finais do século XIX tendo a frente Leopold Von Wiese e que teve prosseguimento com austríaca fez sua carreira em Londres. Heyek se apôs tanto á política Keynesiana (por seu intervencionismo) como ao estado de Bem - estar social (pelo seu assistencialismo) idealizado primeiro na Inglaterra em 1942. A outra vertente é formada pela chamada escola de Chicago, tendo Milton Friedman como seu expoente. Friedman foi o principal crítico da política do New Deal do presidente F.D. Roosevelt (1933-45) devido sua tolerância com os sindicatos e a defesa do intervencionismo estatal.
O neoliberalismo com base nas idéias Keysianas; por conseqüência alarmante acelerado ao grande poder estatal e taxas crescentes de inflação abriram-se espaço para a volta dos políticos liberais, “O neoliberalismo”. Que veio para favorecer uma redução do estado na espera economia, visto que tal doutrina formava um conjunto de princípios que serviriam de base a um sistema econômico, filosófico cientifico...
O neoliberalismo surgiu defendendo a propriedade privada e a iniciativa individual, porém com a presença do Estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências de mercado. De acordo com seus princípios, disciplina mento econômico (estabilidade financeira) é fundamental para possuir uma economia estável.
O neoliberalismo trazia em sua essência alguns princípios básico tais como: Filosofia, exclusão e pobreza, ricos, crise, inflação, estado, mercado, socialismo, regime político e teórico.
Ema sua doutrina filosófica, pregaria que os homens não nascem iguais, nem tendem a igualdade, pois é de tal clareza que no meio social não somos diferentes, mas também ninguém é igual a ninguém. E que tornar igual os desiguais e contraproducentes e conduz á estagnação segundo W.Blake. “A mesma lei para o leão e para o boi é opressão”. Entende-se que a inflação vigente no país é insensata para as diferentes classes sociais.
A exclusão e pobreza é um cenário em que a sociedade teatriza em todas as instâncias a luta pela sobrevivência; É de fundamental clareza a expressão “chora menos quem pode mais”. Os ricos subsigam como parte dinâmica da sociedade, por esparramar seu capital a sociedade interna possível para não lhes ceifar os lucros, ou inicia-los em seus projetos.
A crise econômica é atribuída ao resultado das demandas excessivas feitas pelos sindicatos operários que pressionam o Estado, que mantém a unidade econômica assistencial. Como resultado do descontrole da moeda, a inflação por sua vez, ocorre devido ao aumento constante das demandas sociais, que não são compensados pela produção geral da sociedade. O qual se vê na necessidade de somar essa deficiência na moeda.
Ao Estado, cabe surgir as políticas restritivas á expansão das iniciativas. Incriavelmente paternalista tenta demagogicamente relacionar os problemas de desigualdade e da pobreza por meio de uma política tributária e fiscal que termina apenas por provocar nas inflações e desgaste orçamentário.
Nas políticas sociais ouve-se o termo, cidadãos ou cidadania, na qual sua definição atribuiu ao indivíduo no gozo dos direitos civis e político de um Estado. Que em uma política medíocre volta-se para a política de um povo, não para o povo. E assim seguimos como escravos de nós mesmos.
Numa visão crítica, o mercado para o neoliberalismo é quem
Tudo regula, faz os preços subirem ou baixarem, estimula a produção, elimina o incompetente e premia o sagaz e onisciente é onipresente. Mercado: associação de países visando estabelecimento de políticos comercial comum enquanto aos demais países. Seu poder é ilimitado e qualquer tentativa de controlá-lo é um crime de heresia, na medida em que é ele que fixa as suas próprias leis e o rítimo em que elas devem seguir.
Socialismo, sistema política completamente avessa aos princípios da iniciativa privada e da propriedade privada, Demagogo, injusto, que tende tornar igual o homem da natureza desigual.
No regime político, o neoliberalismo afirma-se com qualquer regime que assegura os direitos da propriedade privada. Sua associação com regime autoritários e tática e justificada dentro de uma situação de emergência.
O regime político ideal é o que consegue neutralizar os sindicatos e diminuir a carga fiscal sobre os lucros e fortunas ao mesmo tempo em que desregula o Maximo possível à economia.
Não sabemos quais serão os próximos movimentos da economia, mas devemos entender que a atividade econômica é dinâmica e altera-se ao longo do tempo o qual tende a seguir as doutrinas do neoliberalismo.

CONCLUSÃO:
De um modo geral, nós minuciosamente conseguimos constatar e diagnosticar que realmente significa o termo neoliberalismo, pois surgiu defendendo a propriedade privada e a iniciativa individual, porém coma presença do Estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências de mercado. 
                          Com tudo segundo Moraes o neoliberalismo é uma corrente de pensamento e uma ideologia, isto é, uma forma de ver e julgar o mundo social e um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos, edita publicações.

A CIÊNCIA POLÍTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SOCIAL

INTRODUÇÃO:
Neste trabalho vamos falar como ocorreu a consolidação da democracia brasileira desde 1985,e os acontecimentos que segue todo o processo de redemocratização politica do país e seus principais governantes. E a insatisfação da população brasileira,com os politicos por causa dos graves casos de corrupção que tomaran conta de todo país, corrupção esta que não vem de agora mas sim de muito antes fazendo com que o povo não tenha confiança nos seus representantes.

O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL

O Brasil passou por varios processos para alcançar a tão sonhada redemocratização, ate  antingir este objetivo o Brasil passou  por varias crises políticas tanto econômica quanto social, os governos não tem conseguido trazer melhorias para a maior parte da  população que sofre com a falta de recursos.
O país passou 21 anos  sendo governado por militares, um regime militar autoritario o que gerava grande instabilidade na área política, onde o poder do congresso e do judiciario foram drasticamente reduzidos, foi mantido a troca de governantes periódicas e as eleições embora esta fosse controlada de todos os lados, os partidos foram mantidos mas de forma que a sua atividade partidaria era limitada. Esse governo sofreu varias crises o que fez com ele fosse caracterizado por fases de repressão e liberalização, acompanhada de  crises políticas  causadas pelos conflitos dentro dao exército. A  política no governo mílitar seguiu basicamente o mesmo modelo que foi utilizado no governo vargas que ficou conhecido  como “milagre brasileiro” que foi do ano dde 1967 a 1973 que teve como base  de sustentação os resultados que foram obtidos pela política de estabilização, de outro lado a política de desenvolvimento que intensificou o modelo de substituição de importações. Mas no ano de 1974 o milagre havia acabado, por causa da chegada da crise mundial do petróleo. Deu-se inicio a uma ambiciosa política de importação, por um lado esse plano deu certo  atraves do desempenho econômico que foi um sucesso, porém por outro lado foi responsavel por grandes  desequilibrios causados pela alta da inflação e a estagnação econômica.
A transição democratica do Brasil foi o caso mas longo de transição democratica,um processo lento e gradual de liberalização que foi de longos  11 anos  para  que o povo retomasse o poder  e mais 5 anos para  que fosse eleito um presidente da republíca pelo voto popular. Esse processo foi divídido em três fases:
A primeira fase foi de 1974 a 1982 nesse periodo a política de transição estava sobre  o controle  de militares, o que mas se parecia com uma reforma no regime do que com os primeiros passos para que ocorrece uma transição democratica.
A segunda fase de 1982 a 1985 também teve influência mílitar mas os civis passaram ater um importante  papel nesse processo.
Na terceira fase de 1985 a 1989  os militares perderam o papel principal, mas não chegaram a sair de cena completamente pis ainda mantinham algum poder  de veto,   mas gradativamente  foram sendo substituido pelos políticos civis, também  ocorreu participação dos setores organizados da sociedade.
Até chegar no ano de 1989 o país passoupor varias crises  por alguns governantes mas foi nesse ano que 72 milhões de eleitores foram as urnas para eleger o presidente da republíca  e em fim a transição brasileira chegou ão final com a posse do novo presidente, collor marcou simbolicamente  o fim de um periodo  complicado e longo do processo de transição democratica. Collor sofreu um impeachment em 1992,por causa das sérias denuncias de corrupção, que foi seguida de uma forte mobilização popular e da ação decisiva  do cogresso nacional para acabar com a crise política que o Brasil vivia. O vice Itamar franco assume a presidencia  o que acabou por agarvar ainda mais a crise política e econômica que o país atravessava. Em de 1993  ocorreu a realização de um plebiscito pra que se podesse decidir  se o país continuava  presidencialista ou se tornaria um país parlamentarista.
No ano de 1994  tentaram fazer uma revisão  constitucional que acabou  não dando em nada.Em seguida ocorreu a CPI do orçamento que acabou  por  trazer a tona  a corrupção de alguns menbros da  comissão  de orçamento do congresso.
A implementação em 1993 e 1994 do plano real,um plano que veio na tentativa de  estabilizar a econômia do país, e que deu certo  e acabou finalmente  pondo um ponto final  na inflação .
Ainda neste ano  nas eleições  foi eleito  para presidente fernando herique cardoso que foi quem  arquitetou o plano real,nas eleição seguinte  ele se reelege.   
Em 2002 o povo vai as urnas elege luiz inacio lula da siva (lula)para presidente e ele se reelege em 2006
Nos dias de hoje estamos nadando ne um mar de corrupções, mas e de agora que ela surgiu  e nossa conhecida de longa data  desde os primordes da nossa história política que ela existe mas com o passar do tempo  foi se tornando mais visiviu.
As dificudades que a população brasileira vem efrentando,  como ma distribuição de renda, falta de atendimentos basicos como saúde e escola, vem jogando as  pessoas a propria sorte.Num país onde uma minoria  da população esbanja riquesa  o restante da população vive as margens desse mundo maravilhoso sem almenos poder contar  com as pessoas  que deveriam ajudar ,transformando este pais num país onde todos tem os mesmos direito ,as mesmas opotunidade .Porque  quem deveria ajudar a melhorar  o brasil só pensa em si proprio em tirar vantagem, fazendo mal uso do dinheiro publíco, roubando quem mais o ajudou porque se não fosse a população ele não estaria la.
E são essas pessoas  que não vem mais saída,  pois não tem em quem confiar  pois já  não da mas pra saber quem ainda é honesto e quem e corrupto. A cada dia que amanhece tem um político estampando a capa de um jornal envolvido em caso de roubo aos cofres publícos,e apopulação só fica no prejuizo pois eles só fazem leis que  protegem a eles mesmos .Dinheiro esse os cofres publícos jamais o teram de volta  e povo continua  a viver na miséria. 
Não  se ve nos dias de hoje alguem que queira conversar  sobre pulítica as pessoas se encontram desacreditadas, não acreditam que alguma coisa possa mudar no cenario político.
Não da pra acreditar nos político quando se ve todos os escandalos astrás de escândalos,como por exemplo o do mensalão (que a compra de voto dos parlamentares) que foi uma das maiores crises políticas  enfretada  pelo Brasil nos ultimos anos,  a população se encontra estarecida com tantos abesurdos que os  nosso represantantes políticos vem fazendo,e não foi só isso  logo em seguida  surgiram mas casos de corrupção que foram sendo desvendado junto com o escândalo do mesalão veio o escândalo dos correios,escândalo dos bingos, sera que com tudos esses acontecimentos tem alguma codição da população voltar a acreditar nos seus representantes,isso é muito dificil pois os casos de corrupção não param  por ai. Porque atualmente os  escândalos vem sendo lançado na midia  brasileira como  uma serie que a cada dia passa  um novo capitulo dos mais varidos tipos de corrupção.São varias as noticias diarias  e todos os meios de comunicação tem uma noticia  diferente para  mostrar a população ,essa por sua vez já vem banalizando os absurdos cometidos por seus políticos  já se começa a houvir frases do tipo  político e  assim mesmo e tudo ladrão,melhor esse que rouba mas ainda  faz alguma coisa do  os outros que só levam o nosso dinheiro e não fazem nada pela população.
Enquanto nada acontece outra parte da  população agurda  anciosa e temerosa que alguma coisa seja feita  pra acabar com a palhaçada que se tornou a política brasileira.
Mas por enquanto tudo que tem acontecido é somente mais corrupção pois os políticos só fazem leis que dixam espaço para beneficiar  a eles proprios e amais niguem, e população não tem feito nada pra mudar o  rumo dos acontecimentos, agora  o que se pode fazer e esperar que a população acorde e comece lutar por seus direitos.


CONCLUSÃO:
O Brasil passou  por longo  processo de democratização que teve varios periodos ,efrentou varias crises políticas e vinte e um anos de ditadura militar. A transição democratica chehou ao seu final em 1989 com a eleição de um novo presidente collor, que agora fora eleito pelo voto popular,esse foi o marco do fim da democratização brasileira.
O tempo passou e política foi só piorando os casos de corrupçao foi ficando cada vez mais  frequente  ate se tornarem absolutos na midia , hoje só se fala de corrupção, todos os dias tem um caso novo envolvendo varios dos representantes do povo, na maioria das vezes não se prova  nada e eles continuam livres para fazerem  tudo de novo e a população na hora de votar parece que não se lembra ou não leva em conta  os casos de corrupção com o qual o político esteve envolvido parece que a cada eleição o passado do político se apaga  e a população o elege mais uma vez.
A cada novo caso de  corrupção parte da população aquela que acompanha  todos os acontecimentos se revolta  com o que a política do brasil se tornou,um negocio lucrativo para os políticos.É justamente essa parcela da população  que se encontra revoltada, não tem mais aconfiança na política do brasil, pois é  inaceitavel que um país tenha esse tipo de políticos, onde que nada  aconteca com eles , porque  leis as deixam  epaço para a inpunidade  um bom exemplo disso e a lei do ficha limpa que deveria  tornar inelegiveis  os políticos  que tem  condenação por um colegiado de juizes, mas  o mesmo pode recerrer ate o TSE e ter deferido  o seu mandato ou canditura.