segunda-feira, 10 de junho de 2013

O SERVIÇO SOCIAL: E OS INSTRUMENTOS


INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho vai tratar dos instrumentais e do planejamento  utilizados pelo assistente social,  no seu dia-a-dia para que possa realizar da melhor maneira o seu trabalho,através dos instrumentais o assistente social pode planejar o seu trabalho.
O planejamento social e um mediador entre o presente e o futuro, já que se analisarmos o futuro se constrói com base no presente. E através do planejamento que a maioria dos trabalhos se inicia, sem ele não a como trabalhar.

Ao se tratar de planejamento, a ênfase era dada aos aspectos técnicos operativos, desconhecendo, no seu processamento, as tensões e pressões embutidas nas relações dos diferentes sujeitos políticos em presença. Hoje, tem-se clareza de que, para o planejador se efetive na direção desejada, é fundamental que, alem do conteúdo tradicional de leitura de realidade para o planejamento da ação, sejam aliados à apreensão das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre: O jogo de vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos, a correlação de forças, a articulação desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos (Zanoni e Bogado, apud Baptista, 2007, p. 18)

Nesse texto estaremos identificando os instrumentos utilizados para que se façam planejamentos, avaliações e monitoramentos, e a importância desses instrumentos para a realização do trabalho de um assistente social.

OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PLANEJAMENTO

Como já citado acima o planejamento social atua como mediador entre o presente e o futuro, e também tem a função de proporcionar uma maior integração entre os profissionais e a sociedade, onde seu foco esta ligado a estratégias, objetivos e metas para assim desenvolver o plano de ação. E também com o planejamento é possível coordenar e utilizar a melhor maneira os recursos e assim não desperdiçar os recursos captados para determinado trabalho, e fica muito mais fácil criar mecanismo de avaliação e controle.
O planejamento social é um instrumento técnico e também é um processo que ajuda na tomada de decisão, pois quem planeja tem acesso a dados sobre o que será necessário para a realização desse trabalho. Já que o objeto de intervenção será definido através do planejamento, nas mais diferentes situações, tendo em vista que o ato de planejar é um processo continuo e muito dinâmico para tanto deve ser analisado permanentemente por quem executa determinado trabalho.
 Segundo Zanoni e Bogado, apud Baptista (2007, p. 79) o planejamento vai se realizando com as seguintes aproximações que são elas:

Construção do objeto; Estudo de situação; Construção de referencias teóricos-práticos; Levantamento de pressupostos; Coleta de dados; Organização de análise; Identificação de prioridades de intervenção; Definição de objetivos e estabelecimentos de metas; Análise de alternativas de intervenção; Planificação; Implementação; Implantação e execução; Controle; Avaliação; retomada do processo.  

   A delimitação do objeto que vai ser trabalhado e o primeiro passo, que ocorre a partir do momento que se localiza a questão central e quais serão as idéias básicas que ira nortear todo o processo, isso requer que se visualize o objeto delimitado de fora para dentro, para confrontar as ações que foram planejadas com a realidade e suas transformações.
O estudo de situação consiste na compreensão e explicação do objeto que foi tomado como problema, suas limitações e possibilidades para o planejamento e a realidade social no qual esta inserido. Na construção de referenciais teórico-praticos são os conhecimentos que vão nortear o estudo de situação para o planejamento, esse conhecimento pode ser científicos, documentais, técnicos e periódicos, nesse momento é preciso conhecer a realidade como um todo para isso tem que se levar em consideração a realidade social, cultural, psicológica, política e econômica e também um plano de ação.
No levantamento de hipótese preliminar e a explicação da situação ou de possibilidades de intervenção que vão sendo levantadas de acordo com o que já se conhece em relação a uma situação abordada.
 Na coleta de dados tem seu inicio na aproximação preliminar que busca levantar informações que esta baseada nas informações que já estão disponíveis como estatística, estudos, planos e relatórios, para Baptista (2007, p.52) esse momento de coleta de dados devem se referir a esses aspectos: dado da situação, da instituição, das políticas publica, legislação, equipamento jurídico e por fim a rede de apoio já existente  e também da pratica.  Na organização e analise precisa observar se os dados que foram obtidos no decorrer do processo será o suficiente para responder os objetivos que foram propostos no inicio do planejamento. 
Definição de objetivos e estabelecimento de metas, os objetivos serviram para fundamentar o planejamento. A planificação no processo de planejamento vem logo após as tomadas de decisões em relação à face de uma realidade. Que esta descrita nos planos, programas e projetos.
 A implementação trata-se da coordenação e a integração em todas as áreas do planejamento, em seguida vem à implantação e execução que consiste em colocar em pratica tudo aquilo que foi planejado.
Definição de parâmetros de avaliação e controle, esse e o meio pelo qual é possível medir a eficácia das ações planejadas e o impacto das decisões que fora estabelecida nas etapas do processo, esse e um processo continuo, o qual tem por obrigação de ser mantido no decorrer de todo o trabalho. Já o controle é o instrumento que avalia o que foi previsto e o que de fato esta ocorrendo.
A retomada do processo e onde se constata os desvios e erros e assim são definidas novas ações para reiniciar o planejamento.

CONCLUSÃO

Pode-se notar a importância dos instrumentos utilizados pelo longo processo que gera fazer um planejamento para sanar certos problemas, e também não tem como conseguir realizar um bom trabalho sem planejamento, pois com o planejamento podemos conseguir informações úteis a realização do trabalho.
O planejamento e pensar crítico devem fazer parte do dia a dia do assistente social, o qual seu trabalho é investigar, conhecer, compreender e interpretar uma determinada realidade para assim conseguir propor uma intervenção que seja eficaz.  
Nos dias atuais o profissional de serviço social deve ter o planejamento como base do seu trabalho, pois o assistente social trabalha com a realidade que muda de região para região e de acordo com as necessidades sociais vindas das transformações da sociedade. 
 O planejamento é primordial para qualquer profissional e pode ser considerado um método para uma boa intervenção, porque um profissional sem domínio da realidade daquilo que e estudado não será capaz de criar uma proposta para intervir em determinada realidade.  Por isso é de suma importância a utilização dos instrumentos, pois eles são à base do trabalho do assistente social, eles vão mostrar o caminho e as possíveis possibilidades para uma intervenção bem sucedida.