sábado, 13 de julho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL


Introdução

       O objetivo deste trabalho é demonstrar algumas práticas que podemos e devemos adotar como rotinas em nosso cotidiano. Contemplar também as principais barreiras existentes no processo de comunicação e mostra alguns cuidados que devemos ter para melhorá-la. Comunicação é a transição da informação de uma pessoa para outra é um processo complexo pelo qual a informação é compartilhada e compreendida por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento humano.
          O processo de comunicação humana é contingencial pelo fato de cada indivíduo ser uns micros sistema único e diferenciado dos demais por sua constituição genética e por ser histórico psicológico. A sociedade como um todo vive um movimento em que as desigualdades sociais crescem de maneira acelerada. O fenômeno da globalização, juntamente com o avanço tecnológico, ao mesmo tempo em que viabiliza a produção de riquezas, que se concentra nas mãos de poucos, acentua a pobreza da maioria da população que vive à margem desse processo. Basta olhar as estatísticas nacionais e internacionais para perceber que as desigualdades crescem no mesmo ritmo que o desenvolvimento, tornando cada vez mais evidente as seqüelas da questão social.
    O assistente social é um dos profissionais procurados para compor as riquezas multiprofissionais, para trabalhar numa perspectiva interdisciplinar, independentemente do setor, desde que queira desenvolver um trabalho voltado para o social. No entanto, a comunicação, ou seja, o processo de comunicação é de suma importância para ouvir e saber compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida.
      A comunicação e o bom relacionamento interpessoal são exigências do mercado de trabalho.   

Desenvolvimento

      As diferentes formas de comunicar obedecem a um processo único, composto pelo emissor, destinador ou remetente, pela mensagem e pelo receptor ou destinatário. Nesse processo cada um dos elementos apresenta a mesma importância para que o processo seja eficiente, ruídos em qualquer um dos elementos pode causar prejuízo à comunicação. Sempre que se inicia uma discussão sobre comunicação logo se evidencia a transmissão de informações, os meios de comunicação de massa e as tecnologias de informação. A comunicação diária com pais, irmãos, amigos entre outros que transmite as qualidades fundamentais da sociedade e a natureza do ser social. 
               A comunicação age no controle do comportamento das pessoas de diversas maneiras. Existem duas formas de comunicação a falada e a escrita, as duas formas básicas e as diferentes tecnologias permitem classificar os meios de comunicação em três categorias: comunicação pessoal, comunicação escrita e a comunicação por meio de equipamento. Maximiano (2000, p. 283) exemplifica esses meios de comunicação:
.Comunicação pessoal: As apresentações formais; conferências, reuniões; conservação um a um; convenções periódicas; comemorações e solenidades.
. Comunicação escrita ou impressa: Memorandos; circulares; cartazes; revistas e jornais internos; sistemas de sugestões; administração visual (cartazes no local de trabalho com informações sobre a produção); relatórios; murais; cartas.
. Comunicação por meio de equipamento: telefone fixo e móvel; televisão; fita de vídeo; fita de áudio; correio de voz; fax; correio eletrônico; teleconferência; internet.
            Só podemos entender outra pessoa aceitando as diferentes percepções da realidade e considerando-as sem fazermos delas empecilhos para novas descobertas sobre as qualidades e afinidades dos interlocutores. A comunicação escrita é importante nessa era tecnológica em que vivemos vários contatos são realizados através de computadores, e-mails, fóruns, blogs, etc. assim, é fundamental saber escrever e ter coerência em nossas argumentações.
          As pessoas nas organizações comportam-se simplesmente como pessoas, e não como peças de máquinas ou seres estritamente profissionais. São apresentados sentimentos de amizade cooperação e competição, e as pessoas formam grupos com seus colegas de trabalho, criando regras para convivência. O relacionamento interpessoal está ligado às comunicações entre pessoas, juntas, essas palavras traduzem o significado do convívio social humano. A base concreta para um bom relacionamento é ter percepção e consciência dos deveres e obrigações, em especial dos limites e regras que fazem uma relação social harmônica.     
            Segundo Matos (2004, p. 24), existem três categorias clássicas mais analisadas pelos teóricos da comunicação. São elas:
     . A comunicação interpessoal, ou seja, a delicada e conflituosa comunicação entre pessoas;
     . A comunicação de grupo, aquela que envolve o conjunto pequeno, médio ou grande de pessoas:
     . E a polêmica comunicação de massa, dirigida a um grande público (heterogêneo e econômico), que se utiliza dos meios de comunicação coletiva, tais como: jornal, revista, televisão, rádio e a “globalizante” – porém socialmente ainda- internet.
              No exercício da prática profissional, o assistente social tem muito a contribuir em uma equipe de trabalho, principalmente em relação à leitura e análise críticas da realidade fundamentais para o desenvolvimento de qualquer que seja o projeto ou estratégia a ser desenvolvida. É importante que o profissional tenha um bom domínio de conhecimentos nos níveis diferenciados da realidade social, das relações sociais, sobre o agir dos homens, sobe os modos pelos quais se alcançam os objetivos, os determinantes socioeconômicos, enfim, precisa conhecer toda a conjuntura. A intervenção do profissional independentemente de ser a nível governamental ou não governamental, entende como estratégico o envolvimento de diferentes sujeitos nas práticas sociais. Os assistentes sociais devem ser críticos e propositivos estarem atentos a todas as possibilidades que o movimento da realidade apresenta estabelecerem parcerias em concordância com o projeto político profissional mais abrangente da sociedade. No entanto, a postura interdisciplinar é condicional às atividades do assistente social. O agir profissional, independentemente do setor em estará se desenvolvendo, deve ser direcionado pelo código de ética e Lei que Regulamenta a Profissão. A conduta profissional não deve de forma alguma ser conservadora a ponto de culpar o indivíduo pela situação de vulnerabilidade em que se encontra sem considerar os determinantes socioeconômicos da realidade social na qual está inserido.
      A comunicação ganha espaço teóricos próprios quando passa a configurar alguns processos sociais de maneira importante na sociedade. A prática da comunicação comunitária é a idéia de democracia comunicacional, ou seja, o direito à comunicação que alcança a demanda da classe mais vulneráveis da sociedade. Todavia, a comunicação comunitária é a comunicação dos segmentos populares da sociedade, e também outra forma de comunicação que vem sendo desenvolvidas pelas classes dominantes. Já a comunicação democratizada vem se desenvolvendo a partir das demandas e interesses da sociedade. O caminho é as discussões em grupos e movimentos sociais para se definir as estratégias de transformação. É, portanto um conhecimento que se conquista em grupo uma gestão coletiva e democrática. Nos dias atuais a utilização de tecnológicas vem conquistando espaço nas transformações da comunicação da comunicação, incluindo também a comunicação comunitária.
      Segundo (Iamamoto (2006):
       Algo que deve sempre acompanhar as reflexões do assistente social é o cuidado para não cair na fragmentação da questão social, na responsabilização do indivíduo por sua situação de pobreza e miséria, isentando as classes dominantes de sua manutenção às desigualdades. Não só o discurso, mas também as práticas do profissional devem estar comprometidas com a população, implantando e implementando os programas e estratégias que se fizerem necessárias para atender as necessidades dessa população.
           
Conclusão

        Pode-se concluir que o assistente social tem capacidade para fazer leitura da realidade, compreender as determinações sócio-históricas, ou, seja, é capaz de fazer reflexões e intervenções baseadas em um referencial teórico que ultrapassa o senso comum. Tem formação orientada pela dimensão investigativa que não se contenta com o aparente e vai à procura do que está velado, em busca de solução, portanto, possui uma intencionalidade baseada em um projeto societário que tem como objetivo diminuir as desigualdades sociais e demais seqüelas da questão social. Conhecer a legislação atual é fundamental para que o profissional de serviço social atue com perfeição em sua profissão. Quem não se comunica se complica, perdendo a confiança, produtividade, qualidade e credibilidade, essa é uma relação de causa e efeito incontestável. O contato pessoal se faz necessário para atender as pessoas e passando mais tempo com elas, parando, olhando e ouvindo.

          O assistente social deve ter um olhar crítico e diferenciado, em suas decisões buscando sempre o bem estar da sociedade. Mesmo com todas as novas possibilidades mediadas pela tecnologia, onde o contato interpessoal não precisa necessariamente existir para que a comunicação aconteça como a internet, que possibilita contato por meio de e-mail, sites de relacionamento, blogs, fóruns, ainda assim é fundamental o processo de comunicação face a face, pois somente desta forma podem-se notar as expressões do rosto, os tons de voz, os gestos e outros sinais não verbais, que produzem sentido e significação. Contudo a comunicação é de suma importância para o convívio social dos seres humanos na sociedade.